20 C
Vila Real
Domingo, Abril 18, 2021
Inicio Locais Concelhos As Festas do Viso já foram!

As Festas do Viso já foram!

A secular tradição da romaria do Concelho de Santa Marta de Penaguião mantém-se! As festas do Viso, com lugar no primeiro domingo de Setembro, realizaram-se 75% em Agosto!
Sendo Fontes uma terra de emigrantes, a expectativa era muita e não saiu gorada: foram dezenas as pessoas que viveram as festividades pela primeira vez; outras reviveram-nas ao fim de vários anos.
Quatro dias de festa e fé vividas por uma multidão que aproveitou o fantástico programa e o bom tempo que fizeram com que todos os caminhos fossem dar ao Santuário do Viso.

Destaque para a procissão de velas de quinta-feira e para a missa campal de domingo, mas o grande momento das festas foi mesmo a procissão em honra de Nª Sª do Viso, composta por 16 andores naturais, inúmeros figurantes, cavalos, fanfarra e três bandas de música!
As alterações de horário das actuações das bandas filarmónicas (horário mais tardio nos coretos), feitas pela comissão de festas, parece ter sido uma boa decisão, dado o afluxo de público ao local; haver sempre uma banda a ir chamar o povo de Fontes nas tardes de sábado e domingo, sem esquecer o início da tarde em Santa Quitéria, foram igualmente mudanças que agradaram: o povo foi surpreendido e recordou bons tempos vividos!

Das noites fica o registo de três bons momentos: actuação do fontense Bruno Sequeira, emigrante na Bélgica, brindando não só os emigrantes, mas todos os presentes, com uma agradável estreia nos palcos do Viso; também o Banda Larga ofereceu uma boa actuação. No sábado estreou o grupo Nova Dimensão que nos fez uma bela surpresa ao gravar o seu DVD promocional nas nossas festas, demonstrando o valor que o Viso tem no panorama musical de festas na atualidade. Para domingo ficou naturalmente a cereja em cima do bolo: Função Publika, provavelmente a mais desejada banda para qualquer festa na Peninsula Ibérica, é presença regular no Viso, sempre com espectáculos inabituais!
Destacamos ainda a programação de todo o Verão, voltada para a obtenção de fundos para a festa: bar aberto durante dez fins-de-semana, onde ocorreu um pouco de tudo – desde as sardinhadas aos muitos churrascos, jantares temáticos, festival de francesinhas, Onde Caga a Vaca, caminhada pelos trilhos do Viso e muita, muita animação. Toda esta programação exigiu muita mão-de-obra, sendo que também aqui se viveu uma novidade, só possível de executar numa localidade unida e onde a magia aconteça: à comissão de festas (dezassete elementos) juntaram-se vários voluntários, tendo-se criado cinco diferentes grupos de trabalho, uma para cada fim-de-semana, permitindo que todos ajudassem sem muito se cansarem…

A Comissão de Festas está de parabéns pelo seu grande empenho! E a Senhora do Viso teve devoção e diversão para durar até ao próximo ano!

Artigo anteriorNa cavaqueira com…
Próximo artigoEditorial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes