Os realizadores Pedro Costa e Tiago Guedes viram obras suas em competição premiadas nos festivais de cinema de Locarno e Veneza

Pedro Costa, cujo filme Vitalina Varela esteve a concurso no Festival de cinema de Locarno, foi distinguido com o prémio máximo desse festival: o Leopardo de Ouro. E a sua actriz Vitalina Varela recebeu o prémio da melhor actriz. O filme conta a história de uma mulher cabo-verdiana que, estando há mais de 25 anos à espera do seu bilhete de avião para juntar-se ao marido, chega a Portugal três dias depois do funeral deste último. Em Lisboa, Vitalina vai descobrir, ao desfiar pistas, os segredos que ele guardava.

Com A Herdade, apresentado no Festival de Cinema de Veneza, Tiago Guedes conta a história de várias gerações de uma família de latifundiários, fazendo «o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a revolução do 25 de Abril, até aos dias de hoje». Foi distinguido pelo júri de crítica independente com o prémio Enguia de Ouro para melhor realização.
A série televisiva a que A Herdade deu origem foi comprada pelo canal Arte França e será exibida neste canal e em Portugal simultâneamente no próximo ano.