9.5 C
Vila Real
Sábado, Janeiro 16, 2021
Inicio Sociedade O Dia Internacional da Democracia e as eleições legislativas em Portugal

O Dia Internacional da Democracia e as eleições legislativas em Portugal

A propósito do Dia Internacional da Democracia, o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), o português António Guterres, proferiu uma mensagem, parte da qual citamos:

«’Participação’ — tema do Dia Internacional da Democracia este ano — é uma oportunidade para relembrar que a democracia diz respeito às pessoas. A democracia constrói-se com a inclusão, com o tratamento igual e com a participação. A democracia é um bloco de construção fundamental para a paz, o desenvvolvimento sustentável e os direitos humanos. A verdadeira democracia é uma estrada com dois sentidos que se constrói num constante diálogo entre a sociedade civil e a classe política. Este Dia Internacional da Democracia é uma oportunidade para incentivar todos os governos a respeitarem o direito dos seus cidadãos a uma participação activa, substantiva e significativa na democracia.’»

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional da Democracia

Portugal é uma democracia e disso devemos felicitar-nos. Como é normal, esta nem sempre responde a todos os requisitos que lhe competem, mas devemos desafiá-la a que o faça. Neste tempo de eleições, por exemplo, em que todos devemos exercer o direito de votar, qualquer que seja a nossa escolha, há uma importante falha no sistema democrático. Não se consegue saber claramente em quem vamos votar. Sim, votaremos no partido da nossa preferência, mas quem são os deputados que nos irão representar na Assembleia da República?
Para tentar colmatar ao menos em parte esta falta de informação, o Portas do Marão vai contactar todos os partidos com listas concorrentes no nosso círculo eleitoral, pedindo que nos enviem uma biografia resumida de cada candidato e simultaneamente umas linhas descrevendo que políticas vão defender para este mesmo círculo, ou seja, que políticas vão defender em nosso nome. Publicaremos as respostas à medida que forem chegando.

                                                        Graça Jacinto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo