16.4 C
Vila Real
Quinta-feira, Abril 22, 2021
Inicio Locais Distrito Alunos da UTAD vão protestar contra a falta de alojamento

Alunos da UTAD vão protestar contra a falta de alojamento

Este ano, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) aumentou o número de estudantes em primeira opção no concurso nacional de acesso, tendo ficado colocados 1339 alunos. Cerca de «72 por cento dos alunos da UTAD são deslocados, e destes, 45 por cento dependem de ajuda da ação social para alojamento».

Tendo-se verificado um aumento nulo do número de camas nas universidades do interior, a Associação Académica da UTAD (AAUTAD) vai realizar na próxima quinta-feira, dia 19, uma ação de protesto na Praça do Município de Vila Real, no sentido de chamar a atenção para este «grave e inconcebível problema» da academia transmontana.

Como forma de protesto serão colocados 600 tecidos e almofadas que ilustrarão as camas que «não atravessaram a serra do Marão». Relembre-se que o governo anunciou um aumento de 600 camas e, segundo o dirigente académico José Pinheiro, «os números apresentados pelo Estado, em relação ao Plano Nacional de Alojamento, são enganadores, uma vez que efetivamente não houve aumento nenhum no número de camas na maioria das universidades do interior», tendo ido essencialmente para Lisboa e Porto..

Os alunos concentrar-se-ão na Praça de Município de Vila Real, depois de amanhã pelas 15 horas, estando ainda previsto um encontro com a comunicação social às 18 horas, junto à câmara municipal.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes