20 C
Vila Real
Domingo, Abril 18, 2021
Inicio Ciência UTAD quer diminuir pegada ecológica até 2030

UTAD quer diminuir pegada ecológica até 2030

Na passada segunda-feira, o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou a criação de um Campus carbono zero até 2030, um projeto que visa a aposta na eficiência energética, numa ecovia e no combate ao plástico.

Na semana de integração aos novos alunos, o reitor da universidade, António Fontaínhas Fernandes, destacou que todas as atividades que serão desenvolvidas têm como mote a sustentabilidade, com o objetivo de diminuir a utilização de plástico e estimular as boas práticas ambientais.

De forma a combater o uso de plástico, a partir de outubro, a UTAD não vai utilizar mais copos de plástico em congressos ou workshops. Recorde-se que, no último ano letivo, a Associação Académica da UTAD (AAUTD) apostou em copos recicláveis nas atividades realizadas.

Além disso, António Fontainhas Fernandes afirmou que a UTAD quer um campus carbono zero até 2030, explicando que, para o efeito, a universidade irá passar por uma obra de requalificação dos espaços com vista à melhoria da eficiência energética. O objetivo é «baixar os custos energéticos em 50%» e diminuir as «emissões em 70%».

Este projeto, com um investimento na ordem dos três milhões de euros, é financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) e tem por base a utilização do sistema de iluminação Led ou recurso à biomassa.

Vai ser ainda construída uma ecovia, que ligará os centros da cidade e da UTAD.

A universidade pretende apostar na criação de trilhos pendais, trilhos clicáveis, transporte público e o objetivo é a descarbonização do campus e a «diminuição da taxa de ocupação automóvel transformando os parques de estacionamento em jardins de estacionamento».

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes