33.1 C
Vila Real
Sexta-feira, Julho 10, 2020
Inicio Locais Distrito Regionalização - o Norte diz sim

Regionalização – o Norte diz sim

Há mais ou menos uma semana, o Jornal de Notícias do Porto publicou uma sondagem sobre a regionalização. Uma percentagem maioritária de nortenhos declarou-se a favor. Não é coisa que cause admiração. Esta é uma das regiões onde há mais pobreza no país, com especial incidência na nossa área: o ADV.

Dir-me-ão que muito se tem investido no sector vitícola. Mas o produto desse investimento vai para os bolsos das grandes quintas. Dir-me-ão que o turismo conhece um crescimento que nunca antes se viu. Mas o produto desse investimento vai para as grandes empresas de transporte que levam os turistas às grandes quintas e às caves que lhes estão ligadas. Destas duas coisas, a grande maioria da população não vê nem um cêntimo. Na produção agrícola, pouco se investe. Na cultura pouco se investe. Na floresta pouco se investe.

Espera-se, portanto, apesar de bastante cepticismo, uma regionalização bem programada, com descentralização da administração e um orçamento adquado, acompanhada de uma política pública que organize a resposta aos grandes males que são o isolamento — que impede a implantação de novas indústrias e empregos; a emigração — que permite o esvaziamento das aldeias e vilas; a protecção e revigoramento da floresta; enfim, um desenvolvimento que seja sustentável, que beneficie as populações do interior e desse modo o país. Para tal é necessário que a participação dos cidadãos seja efectivamente incentivada, ouvida e tida em conta.

Graça Jacinto

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo