14 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Locais Concelhos Apresentado o Réccua Douro Ultra Trail na CM de Santa Marta de...

Apresentado o Réccua Douro Ultra Trail na CM de Santa Marta de Penaguião

Decorreu, esta quinta-feira, nos Paços do Concelho de Santa Marta de Penaguião, a apresentação do Reccua Douro Ultra Trail 2019. A sessão contou com a presença dos organizadores da prova, dos representantes dos municípios aderentes, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Peso da Régua e com os principais patrocinadores da prova — as Caves Vale do Rodo (Peso da Régua) e a Cofides. 

Trata-se de um evento de natureza desportiva, já considerado como um marco na região do Douro, que conta com pessoas de pelo menos seis nacionalidades diferentes. Até à data, encontram-se inscritos cerca de 700 atletas e espera-se que até ao fecho das inscrições, o número de participantes aumente significativamente, anunciou Pedro Marinho, director e organizador da prova.

Mário Elson, atleta, ganhou a sua primeira medalha num campeonato nacional a fazer a subida de Fornelos até ao Alto do Marão. Este ano, volta ao sítio que considera ser a sua casa, o Marão, para realizar e participar pela primeira vez nesta prova.

O Vice-presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua realçou a importância desta marca de referência que associa três municípios, considerando que mais do que um momento desportivo, a prova promove o espírito solidário, a cooperação, a alegria e a partilha. Além disso, refere que é extremamente importante que os municípios continuem a investir e a colaborar nesta prova.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, começou por enaltecer a coragem e a persistência  da comissão organizadora, que embora tenha passado por alguns momentos difíceis no último ano, apresenta agora uma sexta edição da prova.

Para o autarca, além de o Reccua Douro Ultra Trail demonstrar potencialidade junto dos atletas e do poder local, esta prova é uma excelente forma de promoção do território e de cooperação entre municípios.

Os apoios financeiros municipais destinados à organização de eventos são pouco substanciais, exigindo da parte da organização um esforço a esse nível. Todavia, os apoios financeiros e logísticos prestados à prova são compensados, segundo o autarca, pela comunicação que é feita através da partilha de experiências nas redes sociais: os participantes “comunicam as paisagens, os territórios, os produtos, a gastronomia e o alojamento a custo zero para os três municípios”, o que se traduz numa grande mais valia para a promoção do território.

No final, o representante penaguiense lançou um desafio à organização do evento, o de manter vivo o Reccua Douro Ultra Trail ao longo do ano, de forma a alargá-lo às famílias e àqueles que, por exemplo, no dia da prova não podem estar presentes.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes