Decorreu, esta quinta-feira, nos Paços do Concelho de Santa Marta de Penaguião, a apresentação do Reccua Douro Ultra Trail 2019. A sessão contou com a presença dos organizadores da prova, dos representantes dos municípios aderentes, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Peso da Régua e com os principais patrocinadores da prova — as Caves Vale do Rodo (Peso da Régua) e a Cofides.
Trata-se de um evento de natureza desportiva, já considerado como um marco na região do Douro, que conta com pessoas de pelo menos seis nacionalidades diferentes. Até à data, encontram-se inscritos cerca de 700 atletas e espera-se que até ao fecho das inscrições, o número de participantes aumente significativamente, anunciou Pedro Marinho, director e organizador da prova.
Mário Elson, atleta, ganhou a sua primeira medalha num campeonato nacional a fazer a subida de Fornelos até ao Alto do Marão. Este ano, volta ao sítio que considera ser a sua casa, o Marão, para realizar e participar pela primeira vez nesta prova.
O Vice-presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua realçou a importância desta marca de referência que associa três municípios, considerando que mais do que um momento desportivo, a prova promove o espírito solidário, a cooperação, a alegria e a partilha. Além disso, refere que é extremamente importante que os municípios continuem a investir e a colaborar nesta prova.
O Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado, começou por enaltecer a coragem e a persistência da comissão organizadora, que embora tenha passado por alguns momentos difíceis no último ano, apresenta agora uma sexta edição da prova.
Para o autarca, além de o Reccua Douro Ultra Trail demonstrar potencialidade junto dos atletas e do poder local, esta prova é uma excelente forma de promoção do território e de cooperação entre municípios.
Os apoios financeiros municipais destinados à organização de eventos são pouco substanciais, exigindo da parte da organização um esforço a esse nível. Todavia, os apoios financeiros e logísticos prestados à prova são compensados, segundo o autarca, pela comunicação que é feita através da partilha de experiências nas redes sociais: os participantes “comunicam as paisagens, os territórios, os produtos, a gastronomia e o alojamento a custo zero para os três municípios”, o que se traduz numa grande mais valia para a promoção do território.
No final, o representante penaguiense lançou um desafio à organização do evento, o de manter vivo o Reccua Douro Ultra Trail ao longo do ano, de forma a alargá-lo às famílias e àqueles que, por exemplo, no dia da prova não podem estar presentes.
Ana Mesquita