18.6 C
Vila Real
Quinta-feira, Abril 22, 2021
Inicio Suplemento Contos de ler Conselhos às Meninas - uma história de Mark Twain

Conselhos às Meninas – uma história de Mark Twain

Mark Twain é um famoso escritor americano do século XIX, cujas obras mais conhecidas são As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn . Era também um excelente humorista — como prova o texto abaixo que escreveu para divertir as suas filhas.

[divider height=”30″ style=”dots” line=”default” themecolor=”1″]

Uma boa menina não deve fazer comentários desagradáveis às suas professoras por cada pequena ofensa. Somente deve recorrer a esta medida em circunstâncias particularmente graves.


Se só tiveres uma boneca de pano cheia de serradura e uma das tuas coleguinhas tiver uma boneca de louça, deves, mesmo assim, tratá-la com demonstrações de bondade e não deves tentar fazer uma troca com ela à força; a menos que a tua consciência o justifique e tenhas a certeza de que és capaz de conseguir os teus intentos.


Nunca deves tirar a pastilha elástica ao teu irmão mais novo pela força; é melhor convencê-lo prometendo dar-lhe as primeiras moedas que encontrares a flutuar rio abaixo. Na inocente simplicidade própria dos seus poucos anos, ele vai considerar isso como uma transacção perfeitamente justa. Em todas as épocas do mundo, esta ficção altamente verosímel conduziu o obtuso infante à ruína e ao desastre  financeiros. 
Se em determinada momento tiveres de corrigir o teu irmão, não o faças com lama — nunca, de modo algum lhe deves atirar lama, pois irás estragar-lhe as roupas. É melhor escaldá-lo um pouco, pois assim obterás os resultados desejados. Prenderás a atenção dele às lições que lhe inculcas e, ao mesmo tempo, a água quente removerá as impurezas da sua pessoa, e provavelmente também bocados de pele.


Se a tua mãe te disser para fazeres uma coisa, é errado negares-te a fazê-la. É preferível e mais apropriado dizer que farás o que ela pede, e depois, calmamente, agires de acordo com o que te dita a tua consciência. Deves ter sempre presente que é aos teus bons pais que deve o pão e também o privilégio de ficar em casa quando alegas estar doente. Por conseguinte, deves respeitar-lhes os pequenos  preconceitos, fazer-lhes as pequenas vontades e tolerar-lhes as pequenas fraquezas,
pelo menos até que eles comecem a asfixiar-te.


Como boa menina deves sempre mostrar respeito pelas pessoas mais velhas. Nunca deves ser irreverente com elas, a menos que essas pessoas mais velhas primeiro sejam irreverentes contigo. 


FIM

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes