Mark Twain é um famoso escritor americano do século XIX, cujas obras mais conhecidas são As Aventuras de Tom Sawyer e As Aventuras de Huckleberry Finn . Era também um excelente humorista — como prova o texto abaixo que escreveu para divertir as suas filhas.

Uma boa menina não deve fazer comentários desagradáveis às suas professoras por cada pequena ofensa. Somente deve recorrer a esta medida em circunstâncias particularmente graves.

Se só tiveres uma boneca de pano cheia de serradura e uma das tuas coleguinhas tiver uma boneca de louça, deves, mesmo assim, tratá-la com demonstrações de bondade e não deves tentar fazer uma troca com ela à força; a menos que a tua consciência o justifique e tenhas a certeza de que és capaz de conseguir os teus intentos.

Nunca deves tirar a pastilha elástica ao teu irmão mais novo pela força; é melhor convencê-lo prometendo dar-lhe as primeiras moedas que encontrares a flutuar rio abaixo. Na inocente simplicidade própria dos seus poucos anos, ele vai considerar isso como uma transacção perfeitamente justa. Em todas as épocas do mundo, esta ficção altamente verosímel conduziu o obtuso infante à ruína e ao desastre financeiros.
Se em determinada momento tiveres de corrigir o teu irmão, não o faças com lama — nunca, de modo algum lhe deves atirar lama, pois irás estragar-lhe as roupas. É melhor escaldá-lo um pouco, pois assim obterás os resultados desejados. Prenderás a atenção dele às lições que lhe inculcas e, ao mesmo tempo, a água quente removerá as impurezas da sua pessoa, e provavelmente também bocados de pele.

Se a tua mãe te disser para fazeres uma coisa, é errado negares-te a fazê-la. É preferível e mais apropriado dizer que farás o que ela pede, e depois, calmamente, agires de acordo com o que te dita a tua consciência. Deves ter sempre presente que é aos teus bons pais que deve o pão e também o privilégio de ficar em casa quando alegas estar doente. Por conseguinte, deves respeitar-lhes os pequenos preconceitos, fazer-lhes as pequenas vontades e tolerar-lhes as pequenas fraquezas,
pelo menos até que eles comecem a asfixiar-te.

Como boa menina deves sempre mostrar respeito pelas pessoas mais velhas. Nunca deves ser irreverente com elas, a menos que essas pessoas mais velhas primeiro sejam irreverentes contigo.