13.1 C
Vila Real
Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
Inicio Opinião CITE - Campanha: Eu mereço igual

CITE – Campanha: Eu mereço igual

A Comissãp para a Igualdade no Trabalho e no Emprego lançou a 6 de Setembro uma campanha pela igualdade salarial a que chamou Eu Mereço Igual. É uma campanha sempre necessária pois como todos sabemos essa igualdade entre homens e mulheres existe na lei, mas na prática não é aplicada, ou é-o numa pequena percentagem de empresas. Como defensora do velho a trabalho igual, salário igual, congratulo-me com esta campanha.

Tenho, porém, algumas coisas a apontar. A meu ver, a campanha peca por falta de visibilidade. Aqui na vila onde vivo, não demos por ela, assim como não demos por ela na sede de concelho. Aposto que a grande maioria da região não deu por ela. Apercebi-me do vídeo há dois dias porque uma amiga dum amigo o postou no FB. Uma amiga lisboeta, que tem um emprego… no IEFP.

O segundo reparo é o facto de todas as pessoas que aparecem a falar pertencerem a uma mesma categoria: são mulheres citadinas. Não se vê nem uma com ar de andar na ceifa, na apanha da azeitona, na vindima, nem com ar de operária fabril ou de lavadora de pratos.

O terceiro reparo é que não há nenhum homem, nenhuma pessoa com deficiência a apoiar esta reivindicação de que se cumpra a lei, mas eles estão por aí, é só chamá-los.

Quanto ao quarto, não é de merecimento que se trata, pois não? É de direitos. Quando é que metemos na cabeça que o que é pago é o trabalho das pessoas e que por conseguinte a trabalho igual, salário igual?

Graça Jacinto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo