11.8 C
Vila Real
Sexta-feira, Janeiro 15, 2021
Inicio Locais Concelhos Casa de Miguel Torga vai ser recuperada e transformada em museu

Casa de Miguel Torga vai ser recuperada e transformada em museu

A casa onde nasceu o escritor Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, é monumento de interesse público. A classificação foi feita pelo Governo, segundo uma portaria publicada ontem em Diário da República (DR). A proposta foi apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Na portaria 655/2019, publicada em DR a 01 de outubro de 2019, assinada pela secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, o Governo justificou-se salientando o «interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva».

Considera ainda, pode ler-se na portaria, que «este pequeno universo transmontano, onde Miguel Torga passou largas temporadas da vida e onde escreveu parte da sua obra, é uma chave de leitura dos seus textos e um símbolo da sua personalidade e da sua obra literária, ambas tão influenciadas pelas características e vivências desta terra natal, a que o autor nunca deixou de regressar».

casa de Miguel Torga em S. Martinho de Anta

A moradia, que está agora a ser recuperada vai ser musealizada, transformando-se num polo turístico em homenagem ao escritor. Esta rota turística dedicada a Miguel Torga possibilitará aos turistas visitar a região, guiando-se pelos lugares que o inspiraram, como o largo do Eirô, a capela da Nossa Senhora da Azinheira, o Santuário rupestre de Panóias, ou os Miradouros de São Leonardo de Galafura ou de São Salvador do Mundo.

Nesta fase, de acordo com a DRCN, está em fase de conclusão a empreitada de adaptação da casa e encontra-se a decorrer o processo de adjudicação para a intervenção do espaço exterior (jardim). Além disso, está também em fase de preparação a abertura de concurso para a implementação do projeto museológico, bem como do plano de comunicação e dinamização turístico-cultural do espaço.

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo