16.4 C
Vila Real
Quinta-feira, Abril 22, 2021
Inicio Locais Concelhos Casa de Miguel Torga vai ser recuperada e transformada em museu

Casa de Miguel Torga vai ser recuperada e transformada em museu

A casa onde nasceu o escritor Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, é monumento de interesse público. A classificação foi feita pelo Governo, segundo uma portaria publicada ontem em Diário da República (DR). A proposta foi apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Na portaria 655/2019, publicada em DR a 01 de outubro de 2019, assinada pela secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, o Governo justificou-se salientando o «interesse do bem como testemunho notável de vivências ou factos históricos e à sua extensão e ao que nela se reflete do ponto de vista da memória coletiva».

Considera ainda, pode ler-se na portaria, que «este pequeno universo transmontano, onde Miguel Torga passou largas temporadas da vida e onde escreveu parte da sua obra, é uma chave de leitura dos seus textos e um símbolo da sua personalidade e da sua obra literária, ambas tão influenciadas pelas características e vivências desta terra natal, a que o autor nunca deixou de regressar».

casa de Miguel Torga em S. Martinho de Anta

A moradia, que está agora a ser recuperada vai ser musealizada, transformando-se num polo turístico em homenagem ao escritor. Esta rota turística dedicada a Miguel Torga possibilitará aos turistas visitar a região, guiando-se pelos lugares que o inspiraram, como o largo do Eirô, a capela da Nossa Senhora da Azinheira, o Santuário rupestre de Panóias, ou os Miradouros de São Leonardo de Galafura ou de São Salvador do Mundo.

Nesta fase, de acordo com a DRCN, está em fase de conclusão a empreitada de adaptação da casa e encontra-se a decorrer o processo de adjudicação para a intervenção do espaço exterior (jardim). Além disso, está também em fase de preparação a abertura de concurso para a implementação do projeto museológico, bem como do plano de comunicação e dinamização turístico-cultural do espaço.

Miguel Torga, cujo nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha, nasceu a 12 de agosto de 1907, em São Martinho de Anta, concelho de Sabrosa (Vila Real), e morreu a 17 de janeiro de 1995, em Coimbra.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes