20 C
Domingo, Abril 18, 2021
Inicio Locais Concelhos Comunicado da Guarda Nacional Republicana

Comunicado da Guarda Nacional Republicana

«Informamos que o Período Crítico, que terminava esta segunda feira, foi prolongado até ao próximo dia 10 de outubro, devido à manutenção do risco de incêndio rural em níveis elevados.

Assim, durante o período crítico de incêndios, nos espaços florestais ou agrícolas, continua a ser proibido:

– Fumar;

– Fazer lume ou fogueiras;

– Fazer queimas ou queimadas;

– Lançar foguetes e balões de mecha acesa;

– Fumigar ou desinfestar apiários, salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

– Fazer circular ou utilizar, tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Neste sentido, considera-se necessário continuar a adotar as medidas e ações especiais de prevenção de incêndios florestais, que decorrem durante o período crítico, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.»