3.8 C
Vila Real
Sábado, Janeiro 16, 2021
Inicio Cultura Casa de Mateus recebe colóquio musical

Casa de Mateus recebe colóquio musical

A Casa de Mateus vai receber, na próxima sexta-feira, dia 04 de Outubro, entre as 15h00 e as 19h00, um colóquio em forma de concerto. Este evento encerra a residência de uma semana, ao longo da qual o projeto XPerimus, iniciativa da Universidade de Aveiro, desenvolveu três propostas de trabalho que cruzam, de forma singular, as linhas de programação da Casa de Mateus.

O evento contará com diferentes prestações. Rui Penha (ESMAE/INESC TEC) e Miguel Carvalhais (FBA. UP) apresentarão uma abordagem experimental à edição de música gravada, enquanto convite para a ritualização da audição doméstica. A intervenção de Paulo Rodrigues (UA – INET-md) e de Filipe Lopes (ESMAD – IPP/INET-md) procura a reflexão sobre uma ideia de futuro, a relação com o meio ambiente, abordando a criação musical a partir da interação com plantas e evidenciando a relação profunda da música com as paisagens de Mateus.

Por sua vez, o Xperimus Ensemble – Helena Marinho, Alfonso Benetti, Luís Bittencourt, Belquior Marques (UA/INET-md)) e Gilberto Bernardes (FE.UP/INESC TEC), com a participação dos compositores Ângela da Ponte (ESMAE) e Francisco Monteiro (ESE – IPP / INET-md) — trabalhará a intersecção entre poesia, imagem e som (incluindo música acústica e eletrónica).

O projeto Xperimus concentra-se na experimentação em música em Portugal, entre a segunda metade do século XX e o século XXI, e numa visão integrada da sua história, contextos e práticas. O projeto mistura a pesquisa arquivística com o trabalho de campo e a realização de laboratórios criativos.

Esta é uma iniciativa do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro. A mesma insere-se no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, sendo financiada pela União Europeia, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo