A Casa de Mateus vai receber, na próxima sexta-feira, dia 04 de Outubro, entre as 15h00 e as 19h00, um colóquio em forma de concerto. Este evento encerra a residência de uma semana, ao longo da qual o projeto XPerimus, iniciativa da Universidade de Aveiro, desenvolveu três propostas de trabalho que cruzam, de forma singular, as linhas de programação da Casa de Mateus.
O evento contará com diferentes prestações. Rui Penha (ESMAE/INESC TEC) e Miguel Carvalhais (FBA. UP) apresentarão uma abordagem experimental à edição de música gravada, enquanto convite para a ritualização da audição doméstica. A intervenção de Paulo Rodrigues (UA – INET-md) e de Filipe Lopes (ESMAD – IPP/INET-md) procura a reflexão sobre uma ideia de futuro, a relação com o meio ambiente, abordando a criação musical a partir da interação com plantas e evidenciando a relação profunda da música com as paisagens de Mateus.
Por sua vez, o Xperimus Ensemble – Helena Marinho, Alfonso Benetti, Luís Bittencourt, Belquior Marques (UA/INET-md)) e Gilberto Bernardes (FE.UP/INESC TEC), com a participação dos compositores Ângela da Ponte (ESMAE) e Francisco Monteiro (ESE – IPP / INET-md) — trabalhará a intersecção entre poesia, imagem e som (incluindo música acústica e eletrónica).
O projeto Xperimus concentra-se na experimentação em música em Portugal, entre a segunda metade do século XX e o século XXI, e numa visão integrada da sua história, contextos e práticas. O projeto mistura a pesquisa arquivística com o trabalho de campo e a realização de laboratórios criativos.
Esta é uma iniciativa do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro. A mesma insere-se no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, sendo financiada pela União Europeia, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.