11.7 C
Vila Real
Quinta-feira, Janeiro 21, 2021
Inicio Locais Concelhos Portas do Marão em festa para apresentação do novo projecto da região

Portas do Marão em festa para apresentação do novo projecto da região

O nosso Jornal Comunitário Local – Portas do Marão apresentou-se ontem oficialmente à comunidade, num ambiente festivo e de confraternização. O evento decorreu no Passal, na vila de Fontes, com o objetivo de agradecer o apoio da população – o motivo do avanço do projeto — e também para dar a conhecer aqueles que são os seus planos para o futuro do jornal.

Num clima agradável, a equipa do Portas do Marão realizou uma breve apresentação da iniciativa, de forma a dar a conhecê-la à comunidade e às entidades presentes. Entre elas, estiveram o município de Santa Marta de Penaguião, na pessoa do seu presidente Luis Machado, da sua vice-presidente, Sílvia Fonseca Silva e do vereador José Manuel Moreira; igualmente presentes Paulo Conceição e António Pinto, respectivamente presidente e secretário da junta de freguesia de Fontes; a junta de freguesia de Medrões fez-se representar pelo seu presidente; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fontes pelo seu comandante Artur Cardoso; finalmente os comércios locais o Móveis Chico – O Sacristão e o Supermercado de Fontes.

A equipa, na pessoa de Graça Jacinto, editora e impulsionadora do jornal, aproveitou o momento para agradecer as ajudas dadas até agora, salientando que sem o apoio de todos os presentes, e dos restantes habitantes, seria impossível tornar a ideia viável e continuar a desenvolvê-la.

Um jornalismo isento, sério e de qualidade

Luis Machado tomou a palavra em nome do município, congratulando a iniciativa do novo jornal online e declarando a disposição da autarquia para apoiar um jornal que seja independente, fair-play e faça um jornalismo de qualidade, tendo a nossa equipa deixado bem claro que isenção, seriedade e qualidade são os objectivos que nos guiam. A finalidade é «dar voz às pessoas e levar o nome do concelho mais além, fomentando o desenvolvimento local.

Neste sentido, o Portas do Marão, para que consiga evoluir, precisa da ajuda de todos, desde os residentes, aos municípios, juntas de freguesia, empresas locais, organizações, associações ou instituições. Pretende, a curto e médio prazo, aumentar o número de seguidores, contribuindo eficazmente com informação de forma independente, melhorar a sua capacidade técnica e contruir uma rede de correspondentes no distrito.

Intervieram igualmente, pela equipa, Ana Mesquita e Tiago Magalhães, a primeira declarando que este projecto poderá ser a esperança para alguns jovens recém-formados de se fixarem aqui, em vez de partirem esvaziando ainda mais o concelho. O segundo sobre o trabalho e perspectivas que a evolução da plataforma pode trazer ao desenvolvimento cultural da região. Falou também a directora do jornal, Laura Conceição, que contou aos presentes a génese deste.

Orwell ainda actual

George Orwell escreveu um dia que o «jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade». É o que o Portas do Marão pretende fazer, ao noticiar os êxitos, ao ajudar a ultrapassar as dificuldades e ao apontar problemas certificando-se de que todas as partes são ouvidas.

por Ana Mesquita pela equipa

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo