O nosso Jornal Comunitário Local – Portas do Marão apresentou-se ontem oficialmente à comunidade, num ambiente festivo e de confraternização. O evento decorreu no Passal, na vila de Fontes, com o objetivo de agradecer o apoio da população – o motivo do avanço do projeto — e também para dar a conhecer aqueles que são os seus planos para o futuro do jornal.
Num clima agradável, a equipa do Portas do Marão realizou uma breve apresentação da iniciativa, de forma a dar a conhecê-la à comunidade e às entidades presentes. Entre elas, estiveram o município de Santa Marta de Penaguião, na pessoa do seu presidente Luis Machado, da sua vice-presidente, Sílvia Fonseca Silva e do vereador José Manuel Moreira; igualmente presentes Paulo Conceição e António Pinto, respectivamente presidente e secretário da junta de freguesia de Fontes; a junta de freguesia de Medrões fez-se representar pelo seu presidente; a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fontes pelo seu comandante Artur Cardoso; finalmente os comércios locais o Móveis Chico – O Sacristão e o Supermercado de Fontes.
A equipa, na pessoa de Graça Jacinto, editora e impulsionadora do jornal, aproveitou o momento para agradecer as ajudas dadas até agora, salientando que sem o apoio de todos os presentes, e dos restantes habitantes, seria impossível tornar a ideia viável e continuar a desenvolvê-la.
Um jornalismo isento, sério e de qualidade
Luis Machado tomou a palavra em nome do município, congratulando a iniciativa do novo jornal online e declarando a disposição da autarquia para apoiar um jornal que seja independente, fair-play e faça um jornalismo de qualidade, tendo a nossa equipa deixado bem claro que isenção, seriedade e qualidade são os objectivos que nos guiam. A finalidade é «dar voz às pessoas e levar o nome do concelho mais além, fomentando o desenvolvimento local.
Neste sentido, o Portas do Marão, para que consiga evoluir, precisa da ajuda de todos, desde os residentes, aos municípios, juntas de freguesia, empresas locais, organizações, associações ou instituições. Pretende, a curto e médio prazo, aumentar o número de seguidores, contribuindo eficazmente com informação de forma independente, melhorar a sua capacidade técnica e contruir uma rede de correspondentes no distrito.
Intervieram igualmente, pela equipa, Ana Mesquita e Tiago Magalhães, a primeira declarando que este projecto poderá ser a esperança para alguns jovens recém-formados de se fixarem aqui, em vez de partirem esvaziando ainda mais o concelho. O segundo sobre o trabalho e perspectivas que a evolução da plataforma pode trazer ao desenvolvimento cultural da região. Falou também a directora do jornal, Laura Conceição, que contou aos presentes a génese deste.
Orwell ainda actual
George Orwell escreveu um dia que o «jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade». É o que o Portas do Marão pretende fazer, ao noticiar os êxitos, ao ajudar a ultrapassar as dificuldades e ao apontar problemas certificando-se de que todas as partes são ouvidas.
por Ana Mesquita pela equipa