15.9 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Locais Distrito Estimular o Empreendedorismo

Estimular o Empreendedorismo

A hup!Douro vai promover o espírito empreendedor no território do Douro através de um concurso de ideias e competição interescolas. hup!Douro é um projeto que visa reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas nos 19 municípios que integram a Nuts III Douro.

Os concursos de ideias “Cria a tua Empresa” e “Empreender nas Escolas” lançados em setembro, objetivam o envolvimento de toda a comunidade em torno de um ponto: o empreendedorismo. Têm como principal missão revitalizar e modernizar o tecido empresarial da região do Douro.

Pode consultar os regulamentos dos concursos em https://www.hupdouro.pt/concurso/Criaatuaempresa.

Existem outras alternativas que estimulem o empreendedorismo na região?

Além do concurso de ideias anteriormente divulgado, existem outras formas de obter ajuda para avançar com um novo negócio. As incubadoras de empresas fomentam e apoiam o desenvolvimento de novos negócios, fornecendo-lhes as condições necessárias a nível financeiro e estrutural, até que as mesmas possam atuar no mercado de forma autónoma. Assumem-se como um local seguro onde se desenvolvem novas ideias que, posteriormente, passam por testes de forma a auxiliar o seu desenvolvimento. Permitem às empresas entrar no mercado de forma controlada, de modo a minimizarem os riscos contando com a ajuda de profissionais.

Uma incubadora pode ser uma instituição que cede à empresa um determinado suporte, como por exemplo a infraestrutura para iniciar a atividade, incluindo um espaço físico, computadores, telefones, ou até mesmo orientações acerca do desenvolvimento empresarial.

Ao fazerem parte de um programa de incubação, os empreendedores conseguem focar-se nos seus produtos ou serviços, contado ainda com o know-how de diferentes profissionais da instituição, dado que geralmente as incubadoras estão ligadas a órgãos empresarias e a universidades que possuem membros com diversas competências. Por outro lado, mesmo sendo um empreendedor iniciante, ao pertencer a uma instituição, este programa atribui-lhes a credibilidade que precisam para construir uma rede de contactos e parceiros de negócio eficiente.

O Regia Douro Park em Andrães, Vila Real

Qual é a incubadora de empresas mais próxima na nossa região?

O Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia é uma associação de desenvolvimento empresarial e encontra-se situado em Andrães, Vila Real. Foca-se essencialmente nas áreas agro-alimentar, agro-industrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agro-ambientais.

Este parque, promovido pelo Município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark, agrega múltiplas valências de suporte a empreendedores e empresas, projetos empresariais, investidores nacionais e internacionais, promoção da investigação, bem como desenvolvimento e transferência de tecnologia e conhecimento. Contempla uma Incubadora-Aceleradora de Empresas, um Centro de Negócios (Douro Business Center), um Polo Tecnológico de Excelência e Lotes Industriais. Atualmente, o Regia Douro Park conta várias empresas de diferentes setores no programa de incubação.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes