13.1 C
Vila Real
Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
Inicio Locais Distrito Estimular o Empreendedorismo

Estimular o Empreendedorismo

A hup!Douro vai promover o espírito empreendedor no território do Douro através de um concurso de ideias e competição interescolas. hup!Douro é um projeto que visa reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas nos 19 municípios que integram a Nuts III Douro.

Os concursos de ideias “Cria a tua Empresa” e “Empreender nas Escolas” lançados em setembro, objetivam o envolvimento de toda a comunidade em torno de um ponto: o empreendedorismo. Têm como principal missão revitalizar e modernizar o tecido empresarial da região do Douro.

Pode consultar os regulamentos dos concursos em https://www.hupdouro.pt/concurso/Criaatuaempresa.

Existem outras alternativas que estimulem o empreendedorismo na região?

Além do concurso de ideias anteriormente divulgado, existem outras formas de obter ajuda para avançar com um novo negócio. As incubadoras de empresas fomentam e apoiam o desenvolvimento de novos negócios, fornecendo-lhes as condições necessárias a nível financeiro e estrutural, até que as mesmas possam atuar no mercado de forma autónoma. Assumem-se como um local seguro onde se desenvolvem novas ideias que, posteriormente, passam por testes de forma a auxiliar o seu desenvolvimento. Permitem às empresas entrar no mercado de forma controlada, de modo a minimizarem os riscos contando com a ajuda de profissionais.

Uma incubadora pode ser uma instituição que cede à empresa um determinado suporte, como por exemplo a infraestrutura para iniciar a atividade, incluindo um espaço físico, computadores, telefones, ou até mesmo orientações acerca do desenvolvimento empresarial.

Ao fazerem parte de um programa de incubação, os empreendedores conseguem focar-se nos seus produtos ou serviços, contado ainda com o know-how de diferentes profissionais da instituição, dado que geralmente as incubadoras estão ligadas a órgãos empresarias e a universidades que possuem membros com diversas competências. Por outro lado, mesmo sendo um empreendedor iniciante, ao pertencer a uma instituição, este programa atribui-lhes a credibilidade que precisam para construir uma rede de contactos e parceiros de negócio eficiente.

O Regia Douro Park em Andrães, Vila Real

Qual é a incubadora de empresas mais próxima na nossa região?

O Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia é uma associação de desenvolvimento empresarial e encontra-se situado em Andrães, Vila Real. Foca-se essencialmente nas áreas agro-alimentar, agro-industrial, enologia, vitivinicultura, economia verde, valorização ambiental e tecnologias agro-ambientais.

Este parque, promovido pelo Município de Vila Real, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Portuspark, agrega múltiplas valências de suporte a empreendedores e empresas, projetos empresariais, investidores nacionais e internacionais, promoção da investigação, bem como desenvolvimento e transferência de tecnologia e conhecimento. Contempla uma Incubadora-Aceleradora de Empresas, um Centro de Negócios (Douro Business Center), um Polo Tecnológico de Excelência e Lotes Industriais. Atualmente, o Regia Douro Park conta várias empresas de diferentes setores no programa de incubação.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo