10.8 C
Vila Real
Quarta-feira, Janeiro 20, 2021
Inicio Locais Concelhos Legislativas: resultados do distrito e nacionais

Legislativas: resultados do distrito e nacionais

Decorreram ontem as eleições legislativas portuguesas de 2019, também designadas como eleições para a Assembleia da República. A abstenção foi a vencedora, pois foram atingidos valores recorde. Tendo em conta as últimas legislativas, cerca de 288.027 votantes não se dirigiram às urnas para exercer o direito de voto. Em Vila Real, de acordo com os resultados disponibilizados pela RTP, a abstenção foi de 54,24%, onde 118.27 cidadãos não votaram, 2.397 votos foram considerados nulos e 2.258 votaram em branco.

Ainda sem maioria absoluta, o Partido Socialista (PS) saiu vencedor, elegendo mais 20 deputados em comparação com a legislatura anterior.

Fontes, Santa Marta de Penaguião e Vila Real

Na Freguesia de Fontes predominou também a abstenção, com valores a atingir os 61,05%. Aqui, o PS obteve a maioria com 198 votos (50,38%), seguindo-se o Partido Social Democrata (PSD) com 127 votos (32,32%) e o CDS – Partido Popular (CDS-PP) com 15. O Bloco de Esquerda (BE), muito próximo do CDS, conseguiu 13 votos e o Partido Pessoas – Animais – Natureza (PAN), em quinto lugar, conquistou oito votos. Da votação, resultaram três votos nulos, oito votos em branco e 616 não votaram.

Considerando os resultados do ano de 2015, o partido vencedor (PS) aumentou o número de votos em quase 4 pontos percentuais (2015 – 46,41% e 2019 – 50,38%). Em contrapartida, ainda nesta perspetiva, o PSD diminui o número de votos em 13 pontos percentuais (2015 – 45,32% e 2019 – 32,32%).

No concelho de Santa Marta de Penaguião, o PS ganhou com 45,85% dos votos (1623 votantes) e cerca de 1.128 cidadãos votaram no Partido Social democrata (31,86%). O BE obteve cerca de 212 votos (5,99%), seguindo-se o CDS-PP com 157 votos (4,44%) e o PCP-PEV com 73 (2,96%).

A abstenção em Santa Marta de Penaguião foi de 51,90%, com 73 votos nulos, 73 votos brancos e com 3820 pessoas que não votaram.

No concelho de Vila Real, dos 50 306 inscritos votaram apenas 27 019. O PSD liderou os resultados com 37,05% dos votos, sucedendo-se o PS com 34,91%.

No distrito de Vila Real, o PSD ocupou o primeiro lugar, conquistando mais 1850 votos do que o PS. Neste sentido, o Partido Social Democrata continua com três deputados a integrar a Assembleia da República, Luís Ramos, Cláudia Bento e Soveral de Andrade. O Partido Socialista elegeu dois deputados, Ascenso Simões e Francisco Rocha que também vão representar o distrito de Vila Real.

Nacional

Como já referido anteriormente, o PS venceu as eleições (36,65%) conquistando mais 20 deputados. A vantagem em relação ao PSD é de mais de dez pontos percentuais, que ficou pelos 27,90%, perdendo 12 dos 77 deputados.

Embora com recuo nas percentagens, logo a seguir, está o Bloco de Esquerda que conseguiu manter os 19 deputados. A CDU e o CDS apresentaram resultados negativos, com menos cinco e 13 deputados, respetivamente. Este cenário negativo levou a que Assunção Cristas anunciasse a sua saída da liderança do CDS-PP. Por fim, o PAN conseguiu eleger quatro deputados.

Os partidos Iniciativa Liberal, Chega e Livre fazem a sua estreia em S. Bento com um deputado cada.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo