12.8 C
Vila Real
Quarta-feira, Janeiro 27, 2021
Inicio Ciência Nobel da Química - as baterias de ião de lítio

Nobel da Química – as baterias de ião de lítio

Foram eles os laureados com o Prémio Nobel da Química este ano: John B. Goodenough (quase o nome de uma canção do velho Chuck Berry), M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino. Estes três cientistas, um de origem alemã, outro britânico e outro japonês trabalharam para tornar as baterias que agora usamos em telemóveis, computadores e pace-makers, por exemplo, possíveis, graças a todo um processo que as tornou pequenas, seguras e recarregáveis.

A revolução técnica que agora conhecemos no nosso dia-a-dia é a esta bateria que a devemos.

O Prof. Goodenough e a Prof. Helena Braga da FEUP

Mas a para a ciência em Portugal, a história não acaba aqui. John B. Goodenough é professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nesta universidade, a investigadora portuguesa Helena Braga tem vindo a desenvolver um trabalho que pode vir a revolucionar o mercado com uma bateria de electrólitos de vidro, ainda mais leve e capaz de multiplicar a capacidade das baterias de ião de lítio. E, cereja no bolo, muito menos poluente.

John B. Goodenough fez entretanto uma doação de 500 000 dólares à FEUP, para apoiar o trabalho de investigação de Helena Braga que declarou ser esta doação «uma honra e, ao mesmo tempo, a responsabilidade renovada de fazer melhor trabalho todos os dias, com a possibilidade de adquirir equipamento e financiar alunos que nos permitirão alcançar esse objectivo».

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo