15.9 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Ciência Nobel da Química - as baterias de ião de lítio

Nobel da Química – as baterias de ião de lítio

Foram eles os laureados com o Prémio Nobel da Química este ano: John B. Goodenough (quase o nome de uma canção do velho Chuck Berry), M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino. Estes três cientistas, um de origem alemã, outro britânico e outro japonês trabalharam para tornar as baterias que agora usamos em telemóveis, computadores e pace-makers, por exemplo, possíveis, graças a todo um processo que as tornou pequenas, seguras e recarregáveis.

A revolução técnica que agora conhecemos no nosso dia-a-dia é a esta bateria que a devemos.

O Prof. Goodenough e a Prof. Helena Braga da FEUP

Mas a para a ciência em Portugal, a história não acaba aqui. John B. Goodenough é professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Nesta universidade, a investigadora portuguesa Helena Braga tem vindo a desenvolver um trabalho que pode vir a revolucionar o mercado com uma bateria de electrólitos de vidro, ainda mais leve e capaz de multiplicar a capacidade das baterias de ião de lítio. E, cereja no bolo, muito menos poluente.

John B. Goodenough fez entretanto uma doação de 500 000 dólares à FEUP, para apoiar o trabalho de investigação de Helena Braga que declarou ser esta doação «uma honra e, ao mesmo tempo, a responsabilidade renovada de fazer melhor trabalho todos os dias, com a possibilidade de adquirir equipamento e financiar alunos que nos permitirão alcançar esse objectivo».

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes