Assinala-se na próxima quinta-feira, 17 de Outubro, o Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza, instituído pelas Nações Unidas há 27 anos. Desde então tem sido observado todos os anos. O tema proposto este ano pelas NU é «Agir em Conjunto para dar às Crianças, às suas Famílias e às Comunidades o Poder de Acabar com a Pobreza».
A EAPN Portugal, que é a organização nacional pertencente à Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) assinala o dia no seu XI Fórum Nacional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.
O Fórum realizar-se-á nos dias 16 e 17 de Outubro no Museu da Imprensa, no Porto, e é subordinado ao tema: A Pobreza e a Exclusão Social na Imprensa – A Pobreza é Notícia? Com este tema, «o encontro, além de assinalar a data, visa, este ano, promover o diálogo entre os profissionais de comunicação social e os cidadãos que muitas vezes são os protagonistas das notícias sobre pobreza e exclusão social».
No segundo dia do Fórum, será apresentada a campanha nacional lançada pela EAPN Portugal: Palavras com corpo e alma. Porque a Pobreza não é ficção.
O Portas do Marão associa-se a esta campanha com uma série de artigos a publicar a partir de amanhã sobre a campanha propriamente dita e sobre a EAPN Portugal. O primeio artigo consta de uma entrevista dada por telefone ao nosso jornal pela directora executiva da organização, Sandra Araújo.