16.4 C
Vila Real
Quinta-feira, Abril 22, 2021
Inicio Sociedade Portugal - alta pobreza energética

Portugal – alta pobreza energética

Segundo o jornal Público, os números divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (Insa) deixaram visível uma fragilidade da população portuguesa: ainda são várias as pessoas que não têm condições para fazer face às temperaturas de Inverno. Em 2018, a gripe e as baixas temperaturas foram as responsáveis por cerca de 3700 mortes.

As pessoas que pertencem a grupos socio-económicos mais frágeis estão, portanto, mais vulneráveis às temperaturas extremas, porque não têm condições financeiras para aquecer a casa no Inverno, ou refrescá-la no Verão.

Embora não existam dados quantitativos oficiais, a pobreza energética é uma realidade provada em Portugal, não existindo medidas suficientes para uma verdadeira mudança.

De acordo com um estudo europeu divulgado pela EUROSTAT, onde os países foram classificados por níveis de pobreza energética, Portugal situa-se no 4º lugar entre os piores classificados, o que significa que apresenta um nível “muito alto”. Isto deve-se à combinação de fatores como os baixos rendimentos, a utilização de lareiras e aquecedores elétricos individuais que se assumem como equipamentos de baixa eficiência e aos elevados custos para o aquecimento e arrefecimento das casas.

Relembre-se que o Plano de Energia e Clima 2012-2030, apresentado em fevereiro deste ano, que estabelece as metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, energias renováveis e eficiência energética, assumiu a pobreza energética como uma questão urgente e prioritária.

Ana Mesquita

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes