12.8 C
Vila Real
Quarta-feira, Janeiro 27, 2021
Inicio Locais Distrito Municípios vão reunir-se e debater descentralização e regionalização

Municípios vão reunir-se e debater descentralização e regionalização

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, Vila Real vai receber o XXIV congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que espera cerca de 1 200 participantes e que tem como tema «Descentralizar. Regionalizar. Melhor Portugal».

Durante os dois dias, discutir-se-ão assuntos determinantes para o futuro do país, como a organização do Estado, com especial incidência sobre a descentralização e a regionalização, as questões demográficas, as alterações climáticas, a coesão territorial, a mobilidade e as acessibilidades e ainda questões relacionadas com o financiamento das autarquias e os recursos humanos na administração local.

É a primeira vez que Vila Real é palco de um congresso desta dimensão, e Rui Santos, presidente da Câmara Municipal, refere que «isto representa também um fator de negócio muito interessante, porque os hotéis estão cheios, e perspetiva-se um impacto muito positivo na restauração. Julgo que o impacto financeiro imediato e também mediático terá dividendos».

De acordo com o autarca, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcará presença na sessão de abertura e o primeiro-ministro, António Costa, foi convidado para o encerramento.

Ainda no contexto da regionalização, no passado sábado, o Conselho Regional do Norte aprovou um documento estratégico que estabelece os investimentos prioritários para a região Norte no âmbito do quadro de apoio 2021-2027. Entre as diferentes propostas, destaca-se a modernização das linhas ferroviárias, a formação, a inovação, a digitalização e a descarbonização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo