15.9 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Locais Distrito Municípios vão reunir-se e debater descentralização e regionalização

Municípios vão reunir-se e debater descentralização e regionalização

Nos próximos dias 29 e 30 de novembro, Vila Real vai receber o XXIV congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que espera cerca de 1 200 participantes e que tem como tema «Descentralizar. Regionalizar. Melhor Portugal».

Durante os dois dias, discutir-se-ão assuntos determinantes para o futuro do país, como a organização do Estado, com especial incidência sobre a descentralização e a regionalização, as questões demográficas, as alterações climáticas, a coesão territorial, a mobilidade e as acessibilidades e ainda questões relacionadas com o financiamento das autarquias e os recursos humanos na administração local.

É a primeira vez que Vila Real é palco de um congresso desta dimensão, e Rui Santos, presidente da Câmara Municipal, refere que «isto representa também um fator de negócio muito interessante, porque os hotéis estão cheios, e perspetiva-se um impacto muito positivo na restauração. Julgo que o impacto financeiro imediato e também mediático terá dividendos».

De acordo com o autarca, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcará presença na sessão de abertura e o primeiro-ministro, António Costa, foi convidado para o encerramento.

Ainda no contexto da regionalização, no passado sábado, o Conselho Regional do Norte aprovou um documento estratégico que estabelece os investimentos prioritários para a região Norte no âmbito do quadro de apoio 2021-2027. Entre as diferentes propostas, destaca-se a modernização das linhas ferroviárias, a formação, a inovação, a digitalização e a descarbonização.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes