12.5 C
Vila Real
Segunda-feira, Janeiro 25, 2021
Inicio Internacionais União Europeia Itália: As «Sardinhas» enchem praças

Itália: As «Sardinhas» enchem praças

Segundo o La Repubblica, foram mais de 100 000 os manifestantes que encheram durante a tarde de ontem, em Roma, a Praça de S. João. Cantavam o hino da resistência antifascista italiana Bella Ciao e o hino nacional. Eram jovens e menos jovens, famílias e muitas crianças nesta manifestação pacífica e cheia de cores: «anticorpos da democracia», lia-se em tee-shirts e cartazes.

Não havia quase nenhuma bandeira partidária, embora estivessem presentes algumas personalidades conhecidas. Um dos fundadores do movimento, que tem juntado gente em manifestações por toda a Itália, de Bolonha a Modena, Florença, Turim, Rimini, disse ao jornal La Repubblica: «As praças assumiram a forma do antifascismo e da luta contra a discriminação através de meios desconhecidos da sinistra soberania: a gratuidade, a arte e a história da diversidade». «As sardinhas nunca existiram realmente, nessas praças havia apenas pessoas capazes de distinguir a política do marketing», acrescentou.

«Para nós a pátria é o mundo, tal como para as sardinhas o é o mar», lê-se num dos cartazes

 São 5 as propostas políticas dos jovens organizadores destas «praças»: «Que os eleitos façam política nas instituições; que os ministros comuniquem apenas por canais institucionais; que haja transparência no uso das redes sociais e que seja público quem são os políticos que financiam publicações; que a violência verbal seja equiparada à violência física; que seja revogado o decreto de segurança, «precisamos de leis que não ponham o medo no seu centro».

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo