14 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Internacionais União Europeia Itália: As «Sardinhas» enchem praças

Itália: As «Sardinhas» enchem praças

Segundo o La Repubblica, foram mais de 100 000 os manifestantes que encheram durante a tarde de ontem, em Roma, a Praça de S. João. Cantavam o hino da resistência antifascista italiana Bella Ciao e o hino nacional. Eram jovens e menos jovens, famílias e muitas crianças nesta manifestação pacífica e cheia de cores: «anticorpos da democracia», lia-se em tee-shirts e cartazes.

Não havia quase nenhuma bandeira partidária, embora estivessem presentes algumas personalidades conhecidas. Um dos fundadores do movimento, que tem juntado gente em manifestações por toda a Itália, de Bolonha a Modena, Florença, Turim, Rimini, disse ao jornal La Repubblica: «As praças assumiram a forma do antifascismo e da luta contra a discriminação através de meios desconhecidos da sinistra soberania: a gratuidade, a arte e a história da diversidade». «As sardinhas nunca existiram realmente, nessas praças havia apenas pessoas capazes de distinguir a política do marketing», acrescentou.

«Para nós a pátria é o mundo, tal como para as sardinhas o é o mar», lê-se num dos cartazes

 São 5 as propostas políticas dos jovens organizadores destas «praças»: «Que os eleitos façam política nas instituições; que os ministros comuniquem apenas por canais institucionais; que haja transparência no uso das redes sociais e que seja público quem são os políticos que financiam publicações; que a violência verbal seja equiparada à violência física; que seja revogado o decreto de segurança, «precisamos de leis que não ponham o medo no seu centro».

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes