Este sábado, decorreu no Auditório do Museu da Vila Velha, em Vila Real, a sessão de apresentação pública e a tomada de posse dos órgãos sociais da mais recente associação juvenil vila-realense, a Youth Academy. Trata-se de uma associação formada exclusivamente por jovens ligados à cidade de Vila Real e pretendem promover a cidadania junto dos mais jovens, tornando-os mais conscientes e responsáveis. A ideia surgiu num encontro informal entre dois jovens, que rapidamente detetaram um problema: a escassez de oportunidades na região.
«Nós temos um pequeno azar, as oportunidades não são iguais. Se eu quero participar num grande evento, tenho que ir para o Porto ou Lisboa porque aqui em Vila Real não há. Então, aquilo que nós queremos é proporcionar aos jovens as mesmas oportunidades que existem nessas grandes cidades», esclarece Duarte Mairos, dirigente da associação.
Através desta iniciativa, pretendem aumentar a diversidade da oferta de atividades juvenis, entre elas, a realização de eventos criativos, congressos, debates ou palestras, de modo a que os jovens desempenhem um papel mais ativo na região e consigam interagir com personalidades das mais variadas áreas do panorama cultural e político.

Neste momento, a Youth Academy já estabeleceu parceria com a Câmara Municipal de Vila Real, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Português do Desporto e da Juventude. No entanto, o jovem presidente da associação destaca ainda a importância de estabelecer relações com as restantes empresas e instituições locais, visando sempre o desenvolvimento local e a criação de oportunidades.
Duarte Mairos aproveitou o momento para falar sobre o grande objetivo da associação, a realização do «Interior Summit», um congresso de empreendedorismo e associativismo que pretende reunir uma mostra variada das empresas e produtos locais, ainda sem data prevista.