O Douro deixou ontem inundadas as margens na Régua e no Porto, da Ribeira até à Foz, mas o pior parece já ter passado, as águas estão a descer. Neste momento há 5 distritos costeiros em Alerta Vermelho devido às chuvas que não cessam e à agitação marítima.
O nosso distrito de Vila Real, além das chuvas, tem como maior preocupação os ventos com rajadas que, tal como ontem, podem chegar aos 130 km por hora, com risco de quedas de árvores e outras estruturas, desabamento de muros e acidentes nas estradas.
Iremos actualizar etste artigo ao longo do dia, à medida que nos for chegando informação.
13 horas Para quem se desloque à Régua fica a informação do Município: «aproveitando a redução do nível do caudal do rio Douro, os serviços de Proteção Civil Municipal procederam à limpeza da Avenida do Douro, o que permitiu que a mesma fosse já reaberta ao trânsito.
Nesta altura, mantém-se o condicionamento de trânsito nas Avenidas da Galiza e João Franco, estando apenas autorizada, temporariamente, a circulação no sentido Rotunda da Fonte Luminosa – Rotunda da Estação».
Segundo a Lusa e a Rádio Renascença, o Mondego encontra-se cima do nível de segurança e 60 pessoas tiveram de ser deslocadas. A linha do Norte está submersa em Alfarelos, o que afecta toda a circulação, deixando Lisboa e Porto sem ligação ferroviária.
19 horas A depressão Fabien está já a causar estragos. Na Régua há pessoas e bens a serem dslocados, pois o Douro está de novo a subir. Está tudo a postos para fazer face às eventualidades, contudo, a falta de electricidadde pode dificultar a actuação da protecção civil.
Em Fontes, Santa Marta de Penaguião, Vinhós, Covo, Sedielos, Passos e Vila Marim estivemos sem electricidade total por algum tempo, mas foi já restabelecida. As rajadas de vento nesta última meia hora tornaram-se ainda mais fortes, estando bem perto dos 130 km/hora anunciados.