13.1 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Locais Vamos cantar as Janeiras

Vamos cantar as Janeiras

No próximo dia 5 de Janeiro realizar-se-á o XVII Encontro de Cantadores de Janeiras com os grupos de cantares do concelho em Santa Marta de Penaguião.

O Encontro decorrerá na Feira e iniciar-se-á pelas 15 horas. Na eventualidade de mau tempo, o encontro terá lugar no Fórum de Actividades.

As Janeiras e os Reis em Trás-os-Montes e Alto Douro

Tradicionalmente, depois do Natal, grupos de homens e mulheres, jovens e crianças, com ou sem instrumentos musicais, iam cantar, de porta em porta, para anunciar o nascimento do Deus-Menino:

«’Inda agora aqui cheguei,
Mal pus o pé nesta escada,
Logo o meu coração disse
Qu’aqui mora gente honrada.

Avante, pastores,
Corramos a Belém
Adorar o Deus-Menino
E à Sua Mãe

Há quem diferencie «os Reis» d’«as Janeiras», defendendo que aqueles cantar-se-iam até ao dia de Reis. No final, a porta da casa abria-se e os donos ofereciam fumeiro, nozes, castanhas, vinho, etc.

Quando alguma porta não se abria, todos diziam em uníssono: «Esta casa cheira a unto; morreu aqui algum defunto».

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes