13 C
Vila Real
Domingo, Janeiro 17, 2021
Inicio Ambiente Vila Pouca de Aguiar com Castanheiro candidato a Árvore Europeia 2020

Vila Pouca de Aguiar com Castanheiro candidato a Árvore Europeia 2020

Na passada sexta-feira, uma aldeia de Vila Pouca de Aguiar, Vales – freguesia de Tresminas, recebeu o galardão de Árvore Portuguesa 2020, entregue pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC). Este prémio resultou da votação dos portugueses num castanheiro milenar, o maior castanheiro vivo de Portugal.

De acordo com a UNAC, a iniciativa pretende «sensibilizar a sociedade para o património natural, incluindo os seus monumentos vivos, de que o castanheiro de Vales é um singular exemplar». Esta árvore está já classificada como de Interesse Público pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), sendo conhecida como uma «das árvores mais grossas de Portugal», dentro da sua espécie.

O castanheiro de Vales é agora candidato no 10.º Concurso Europeu de Árvore do Ano – Tree of the year 2020 – e as votações, que podem ser realizadas em https://www.treeoftheyear.org/vote, decorrem até 29 de fevereiro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo