O município de Vila Nova da Barquinha iniciou um projecto inivador e exemplar. Muitas comunidades estão mal servidas de transportes que, além do mais, as mantêm isoladas e fachadas sobre si próprias. O Transporte a Pedido no Médio Tejo pode ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país. Segundo o sítio da CM de Vila Nova da Barquinha, aumenta «a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.
À semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, os serviços de transporte a pedido distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.»
Respondendo à falta de transportes públicos, principalmente no fim-de-semana, esta poderia ser uma solução para o nosso concelho.