13.1 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Saúde Poderoso antibiótico descoberto graças à inteligência artificial (IA)

Poderoso antibiótico descoberto graças à inteligência artificial (IA)

Segundo noticia o jornal The Guardian, um antibiótico poderoso, que mata algumas das bactérias resistentes a medicamentos mais perigosas do mundo, foi descoberto com recurso à inteligência artificial, pondo-a a trabalhar em vastas bibliotecas digitais de compostos farmacêuticos.

A resistência aos antibióticos, que surge quando as bactérias sofrem mutações e evoluem para contornar os mecanismos que as drogas antimicrobianas usam para matá-las, é uma preocupção da Organização Mundial da Saúde pois, sem novos antibióticos para combater a resistência, há 10 milhões de vidas em todo o mundo em risco a cada ano devido a infecções até 2050.

A tecnologia é uma boa coisa quando bem usada

Diagrama de tecnologia de aprendizagem de máquina

O desenvolvimento de medicamentos é em geral extremamente lento e representa enormes custos. A utilização da IA, uma vez resolvida a questão do algoritmo de aprendizagem apropriado, permitiu que em poucas horas a máquina avaliasse os compostos e apresentasse alguns antibióticos promissores, segundo Jonathan Stokes, primeiro autor do estudo.

«Em termos de descoberta de antibióticos, isso é absolutamente inaugural», disse Regina Barzilay, pesquisadora sénior do projecto e especialista em aprendizagem de máquina no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). E são boas notícias para a saúde de todos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes