8.3 C
Vila Real
Terça-feira, Janeiro 19, 2021
Inicio Saúde Poderoso antibiótico descoberto graças à inteligência artificial (IA)

Poderoso antibiótico descoberto graças à inteligência artificial (IA)

Segundo noticia o jornal The Guardian, um antibiótico poderoso, que mata algumas das bactérias resistentes a medicamentos mais perigosas do mundo, foi descoberto com recurso à inteligência artificial, pondo-a a trabalhar em vastas bibliotecas digitais de compostos farmacêuticos.

A resistência aos antibióticos, que surge quando as bactérias sofrem mutações e evoluem para contornar os mecanismos que as drogas antimicrobianas usam para matá-las, é uma preocupção da Organização Mundial da Saúde pois, sem novos antibióticos para combater a resistência, há 10 milhões de vidas em todo o mundo em risco a cada ano devido a infecções até 2050.

A tecnologia é uma boa coisa quando bem usada

Diagrama de tecnologia de aprendizagem de máquina

O desenvolvimento de medicamentos é em geral extremamente lento e representa enormes custos. A utilização da IA, uma vez resolvida a questão do algoritmo de aprendizagem apropriado, permitiu que em poucas horas a máquina avaliasse os compostos e apresentasse alguns antibióticos promissores, segundo Jonathan Stokes, primeiro autor do estudo.

«Em termos de descoberta de antibióticos, isso é absolutamente inaugural», disse Regina Barzilay, pesquisadora sénior do projecto e especialista em aprendizagem de máquina no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). E são boas notícias para a saúde de todos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo