9.5 C
Vila Real
Sexta-feira, Janeiro 22, 2021
Inicio Opinião Duas maneiras de ver

Duas maneiras de ver

Vou contar aqui duas histórias sobre solidariedade.

A primeira passa-se numa zona rural dos Estados Unidos. Uma família de agricultores ficou sem as suas terras por as ter alienado em proveito de um familiar que as perdeu. Essas terras foram para venda em hasta pública e 200 agricultores da região convocados para o leilão. Um dos filhos do antigo proprietário resolveu tentar reavê-las e reuniu uma pequena soma que lhe permitisse licitar. Ora, a partir do momento em que o pregoeiro anunciou a base de licitação, 200 agricultores calaram-se e o jovem pôde reaver as suas terras familiares por uma módica quantia e voltar a trabalhá-las.

A segunda história passa-se em Portugal. Neste momento de ameaça de pandemia em que a contenção do Covid-19 é primordial, as empresas não esquecem o lucro. É assim que os preços das máscaras (a principal função da máscara é evitar que alguém que tem o vírus transmita aos outros, não é evitar ser contagiado) aumentaram até quase 10 vezes o seu custo original desde que surgiu o vírus. Ficam pois de fora todos os que não tenham dinheiro para adquiri-las. A comunidade chinesa tem estado a enviar máscaras para a China, respondendo a um pedido internacional do próprio governo chinês que não consegue produzir o suficiente – há muitas fábricas paradas devido ao Covid-19. Mas com os preços agora praticados considera impossível fazer mais donativos.

Moral das histórias? Que cada um a tire para si.

Graça Jacinto

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo