20 C
Vila Real
Domingo, Abril 18, 2021
Inicio Covid-19 A OMS aconselha: Proteja-se! - perguntas e respostas

A OMS aconselha: Proteja-se! – perguntas e respostas

Transcrevemos em seguida as indicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) em forma de perguntas e respostas. Siga estas indicações que se aplicam a todos os países e que têm sido divulgadas pela Direcção Geral da Saúde (DGS) e o SNS.

Lave as mãos frequentemente

Lave as suas mãos regularmente e cuidadosamente com água e sabão ou com um produto desinfectante à base de álcool.

Porquê? Lavar ou desinfectar as mãos destrói vírus que possam estar nas suas mãos.

Mantenha uma distância nos encontros sociais

Mantenha pelo menos uma distância de 1 metro entre si e qualquer outra pessoa que esteja a espirrar ou a tossir.

Porquê? Quando alguém tosse ou espirra expulsa gotículas pelo nariz ou pela boca que podem conter vírus. Se estiver demasiado perto há a possibilidade de respirar essas gotículas, incuindo as do Covid-19, caso a pessoa esteja contaminada.

Evite tocar os seus olhos, nariz e boca

Porquê? As mãos entram em contacto com muitas superfícies e podem apanhar vírus. Uma vez contaminadas as mãos podem transferir o vírus para os seus olhos, nariz ou boca e através deles entrar no seu corpo, contaminando-o.

Pratique uma higiene respiratória

Siga uma boa higiene resiratória. Isto significa que, ao espirrar ou tossir, deve cobrir a sua boca e nariz com o cotovelo dobrado ou utilizar um lenço de papel que logo deve deitar no lixo.

Porquê? Gotículas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória está a proteger os que o rodeiam de vírus como a costipação, a gripe e o COVID-19.

Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, pocure imediatamente assistência médica

Se se sentir mal, fique em casa. Se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure imediatamente assistência médica. Siga as instruções da sua agência da saúde local. No caso de Portugal contacte a linha  808 24 24 24 do SNS 24.

Porquê? As autoridades nacionais e locais têm os dados mais actualizados sobre a situação na sua área. Telefonar de imediato permite que o seu cuidador possa dirigi-lo para o local certo. Isto também ajuda a proteger e a a prevenir o alastramento de vírus e outras infecções.

Mantenha-se informado e siga os conselhos do sua autoridade nacional ou local

Mantenha-se informado sobre a evolução do Covid-19. Siga os conselhos do seu médfico, do seu Serviço Nacional de saúde e da sua autoridade de saúde pública (DGS) sobr como proteger-se e proteger os outros do Covid-19.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes