É este o tema escolhido pela Rede 8 de Março para as manifestações e uma «greve feminista pela defesa dos direitos femininos e pelo basta à violência e às desigualdades vivenciadas pelas mulheres em Portugal» que convoca em várias cidades do país no Dia Internacional das Mulheres .
«No dia 8 de Março faremos greve ao trabalho assalariado, ao trabalho doméstico e à prestação de cuidados e ao consumo de bens e serviços», defende este colectivo nacional Rede 8 de Março.
Querem sair à rua «VIVAS, LIVRES E UNIDAS, uma vez que o número de mulheres assassinadas e vítimas de violência e de abusos torna a realidade feminina mais ameaçadora. Somos do país onde existem 6.576 mulheres e raparigas vítimas de mutilação genital. Somos as sobreviventes da violência de género, que em Portugal mata, em média, duas de nós a cada mês, 80% das vítimas de violência doméstica e 90.7% das de crimes sexuais», mencionam.
O núcleo da Rede 8 de Março em Vila Real participa nesta convocação nacional e convida os homens e mulheres vila-realenses a participar.