Decorreu ontem em Lisboa uma manifestação convocada pela HuBB – Humans Before Borders em protesto contra o que se está a passar na fronteira entre a Grécia e a Turquia. A Turquia abriu a passagem fronteiriça para a Grécia e exortou os refugiados a passarem para o outro lado. Por sua vez, a Grécia mantém a fronteira fechada e recusa receber esses mesmos refugiados, fazendo inclusivé uso de violência – gases lacrimogéneos, tiros para o ar – para os afastar.
A HuBB lembra que «nenhuma fronteira deve ser mais importante do que a protecção de uma vida humana» e chama a atenção para a situação catastrófica dos migrantes e refugiados que estão há anos em campos europeus, sujeitos a condições degradantes, à espera que a UE tome decisões adequadas para que possam retomar uma vida digna em segurança.
Entretanto, na Grécia…

Entretanto a agência Lusa, retomando informação da agência espanhola EFE noticiou ao fim do dia de ontem, sábado, que «um incêndio de grandes dimensões destruiu o centro social de refugiados One Happy Family, situado na ilha grega de Lesbos, avançando que poderá ter sido fogo posto. As causas do incêndio que começou ao final do dia de sábado ainda são desconhecidas, mas há indícios de se tratar de fogo posto».