Um pouco por todo o país, estão a surgir redes de solidariedade organizadas por particulares e por instituições, que são um bom exemplo de comportamento cívico e de solidariedade humana. Deixamos aqui alguns exemplos:
Também aqui na nossa região, mas podendo operar em todo o país, temos a #pandemicoflove da qual transcrevemos o seguinte

«O surto pandémico da COVID-19 enviou-nos – a todxs – para casa por tempo indeterminado. Infelizmente, há trabalhadorxs que não estão abrangidxs pelas medidas de proteção laboral e, por isso, vêem os seus rendimentos comprometidos. Existem milhares de trabalhadorxs em contexto informal, ou que são remuneradxs por horas ou eventos, e neste momento esta é uma realidade que NÃO PODEMOS IGNORAR.
Existem pessoas que NECESSITAM DE APOIO, e pessoas com POSSIBILIDADE DE APOIAR. Para aquelxs em situação de vulnerabilidade económica, poderão preencher o formulário abaixo mencionado, intitulado “Pedido de apoio económico COVID-19”. Àquelxs que, felizmente, se encontram numa posição financeiramente favorável, podem indicar como (e com quanto) poderão ajudar com o preenchimento do formulário “Compromisso de assistência COVID-19”.
Durante os próximos dias farei uma avaliação das necessidades e possibilidades dxs inscritxs, onde procurarei emparelhar duas pessoas ou famílias cujas intenções encaixam. Por favor, PARTILHEM estes formulários de forma a chegarem ao máximo de pessoas possível.
Como vêm, apelo à vossa responsabilidade cívica e espírito comunitário. Este é o momento em que nós, enquanto comunidade, nos devemos unir e aparecer para ajudar quem mais precisa. Temos, dentro de nós, tudo aquilo que é preciso para ultrapassar esta fase tão difícil e incerta que Portugal atravessa. Mas para isso é necessário empatia, generosidade, altruísmo e união.
👉 Pedido de apoio económico COVID-19: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdCcYla86pClSbUC…/viewform…
👉Compromisso de assistência COVID-19: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfOxNTdXNBoQl1kC…/viewform…
Este movimento é inspirado no #pandemicoflove , dirigido pela maravilhosa Shelly Tygielski, a quem contactei recentemente e tão amavelmente se disponobilizou para me ajudar na implementação do projeto em Portugal. Nada disto seria possível sem a sua ajuda e motivação.»
À medida que nos forem chegando, acrescentaremos mais exemplos. Que possam multiplicar-se!
Se precisar de ajuda para contactar uma rede, envie uma mensagem na nossa página do Facebook, nós judamos mantendo a sua anonimidade.