Solidariedade, união e esperança têm feito estes dias de quarentena em Portugal. A dar seguimento a este novo modo de viver, a Galp, a TVI e a Rádio Comercial uniram-se e vão trazer até aos territórios do interior o Camião da Esperança.
A iniciativa arrancará amanhã no concelho de Vila Real e terá como foco central os testes COVID-19 às populações que vivem no interior de Portugal. O objetivo passa por ajudar a colmatar as limitações resultantes da menor capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS) em zonas com menor densidade populacional.
É de realçar que apenas os utentes identificados previamente pelas Administrações Regionais de Saúde (ARS), em particular pelos Centros de Saúde locais, poderão ser encaminhados para o camião e ser testados.
O Camião da Esperança terá uma equipa técnica composta por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista, estimando-se que sejam realizados cerca de 100 testes por dia, com perspetiva de divulgação de resultados em 48h.
A expetativa é que o Camião fique de um a três dias em cada localidade. Depois de Vila Real, nos dias 18 e 19 de abril, onde a Câmara Municipal será o parceiro local, está previsto que o Camião da Esperança passe, nos dias seguintes, pelos concelhos de Chaves, Mirandela, Tabuaço e Aguiar da Beira.