7.1 C
Vila Real
Sábado, Janeiro 16, 2021
Inicio Ciência e Tecnologia UTAD trabalha na criação de novo teste para detecção da Covid-19

UTAD trabalha na criação de novo teste para detecção da Covid-19

𝗖𝗱𝗼𝘁𝘀 𝗕𝗶𝗼𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗴 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗𝟭𝟵 é o nome do projecto que vai criar um biossensor para detectar infecção pela COVID-19. Esta tecnologia inovadora permite detectar a presença do vírus em cerca de duas horas e a baixo custo. O protótipo está já a ser desenvolvido pelas entidades académicas e a validação do teste será feita nos centros hospitalares.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está envolvida no projecto, assim como a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. A Fundação para a Ciência e Tecnologia financia o projecto em 30 000 euros.

Fonte do artigo: Universidade.fm

Artigo anteriorO Dia da Terra
Próximo artigo25 de Abril

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes

Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Lurdes Teixeira on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Na cavaqueira com…
Acacio Mesquita Carvalho on Na cavaqueira com…
Graça Jacinto on Acidente mortal no Cóvo