13.1 C
Vila Real
Sexta-feira, Abril 23, 2021
Inicio Ciência e Tecnologia UTAD trabalha na criação de novo teste para detecção da Covid-19

UTAD trabalha na criação de novo teste para detecção da Covid-19

𝗖𝗱𝗼𝘁𝘀 𝗕𝗶𝗼𝘀𝗲𝗻𝘀𝗶𝗻𝗴 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗𝟭𝟵 é o nome do projecto que vai criar um biossensor para detectar infecção pela COVID-19. Esta tecnologia inovadora permite detectar a presença do vírus em cerca de duas horas e a baixo custo. O protótipo está já a ser desenvolvido pelas entidades académicas e a validação do teste será feita nos centros hospitalares.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está envolvida no projecto, assim como a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE), o Instituto Superior de Engenharia do Porto, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes Alto Douro e o Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. A Fundação para a Ciência e Tecnologia financia o projecto em 30 000 euros.

Fonte do artigo: Universidade.fm

Artigo anteriorO Dia da Terra
Próximo artigo25 de Abril

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, introduza a sua mensagem!
Por favor, introduza o seu nome aqui

Últimas Notícias

Martim Pereira, o talento Penaguiota

Martim Pereira, Fontense de gema, tem 12 anos e é tido como a futura promessa do futebol português. Quem o conhece, fala da personalidade discreta e humilde que o caraterizam. Embora discreto, o seu talento a dominar a bola não passa ao lado dos olheiros do futebol, a quem desde cedo começou a despertar a atenção.

Tomada de posse dos órgãos sociais da FCM

Durante o dia de ontem decorreu a cerimónia de tomada de posse da nova direção da Fundação Dr. Carneiro Mesquita (FCM).

Agência CA de Fontes reabre na próxima semana

Durante a fase crítica da pandemia provocada pela COVID-19, esta agência CA manteve-se em permanente contacto com a Junta de Freguesia, no sentido de continuar a disponibilizar os serviços mais urgentes aos clientes fontenses, como o transporte e entrega das pensões aos mais carenciados ou grupos de risco e o permanente funcionamento do Multibanco.

Comércios Fontenses em tempos de pandemia – Móveis Chico e Supermercado

A vila de Fontes, em Santa Marta de Penaguião, é uma das localidades que, até ao momento, não registou qualquer caso de infeção por coronavírus.

Comentários Recentes